28.12.16

O MERCADO DE PELLETS NO BRASIL


  • A questão energética assume, nos dias atuais, enorme importância, pois o aumento do consumo energético coloca em xeque as fontes esgotáveis e poluidoras (derivados do petróleo). O uso de novas fontes requer que estas sejam capazes de substituir as atuais fontes primárias e, ao mesmo tempo, sejam limpas ou menos poluidoras.
  • Dada a extensão territorial do nosso país, não existe uma única e universal fonte de energia que atenda a todos. Precisamos combinar diversas fontes de energia (eólica, solar, térmica e hídrelétrica), levando em consideração as condições naturais de cada espaço geográfico e as oportunidades disponíveis. 
  • É aqui que entra os pellets de madeira que podem ser produzidos a partir de resíduos agroflorestais como o bagaço de cana, serragem e maravalha de madeira.  São biocombustíveis compactados que tem baixa umidade e alto poder calorífico, permitindo elevada eficiência na combustão, destacando-se por ser um produto natural de fácil manuseio e estocagem.
  • O Brasil tem hoje 16 indústrias que podem produzir pellets de madeira. No último ano, três indústrias fecharam as portas, mas já existem quatro grandes  projetos em desenvolvimento, com previsão para entrar em operação em 2017.

Nenhum comentário: